sexta-feira, 23 de outubro de 2009

tp6- unidades 23 e 24

Nestas duas últimas unidades estudadas pelas cursistas foi muito proveitoso, pois serviu para confirmar algumas práticas já desempenhadas por elas. Na seção 1 da unidade 23, que abordou sobre "a revisão" tivemos a oportunidade de expor para os alunos que o texto precisa ser construído pensando no leitor do mesmo e que, por isso é necessário estar revisando antes da conclusão. O texto não pode ser escrito sem a releitura, para que o processo de coerência e coesão seja minuciosamente focado.

Ao revisar um texto o autor deverá se distanciar do próprio texto para tomar decisões sobre a audiência do mesmo, e sempre avaliando se o que está escrito está claro, se está se sentindo realizado com o que escreveu, a partir daí parte então para a edição que envolve alguns ajustes finais visando à acuidade: coesão e coerência, pontuação, ortografia, etc.

Na unidade 24 Literatura para adolescentes, após o trabalho desempenhado diretamente com os adolescentes as professoras cursistas chegaram a seguinte conclusão: os adolescentes não tem o hábito da leitura, o que leem são textos bem sucintos com muitas gravuras, com cores fortes e bem definidas. Se interessam pelas obras que abordam seus conflitos, angústias típicas desse momento de crescimento, aventuras, heroísmos, violência, injustiça social , preconceitos, humor

Nenhum comentário:

Postar um comentário