sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Relatório

A quarta oficina aconteceu no dia 19 de junho, com tema Letramento e diversidade cultural, foi uma chance grande de explorar a capacidade de expressar mediante a cultura de cada um levando em conta o regionalismo, tradições presentes em cada indivíduo. Em uma das escolas foi explorada a história da comunidade e, em forma de desenho expressaram com criatividade o que descobriram. A fonte de inspiração dos alunos é a Pedra Invejada que fica em frente a escola servindo de um painel inspirador, nela tem nascentes, plantas nativas e uma beleza incomparável, em outra escola foi trabalhado o projeto "Minas em destaque", costumes e tradições culturais próprias do povo mineiro. De forma dinâmica e construtiva foi bem explorado o tema apresentado.
A quinta oficina aconteceu no dia 03 de julho, estudaram o tema "Estilística "foi bem explorado com vários cartazes confeccionados pela professora para expor melhor o assunto, os alunos criaram textos demonstrando entendimento do assunto, nas outras escolas foi trabalhado também de maneira organizada e compreensiva e houve assimilação, as professoras reclamaram do tempo curto para trabalhar temas importantes como os dos tps.
A sexta oficina aconteceu no dia 15 de agosto, desta vez fizemos a oficina junto com os professores e formadora de Matemática por ser a última, preferimos realizar juntos para fazermos uma avaliação dos três TPs estudados até o momento, aconteceu em dois momentos sendo em primeiro lugar a entrega dos "avançando na prática" desenvolvidos pelos alunos, depois a realização da avalição escrita individualmente por cada professor cursista. Responderam os seguintes quetionamentos:
1-O que você espera do gestar ll como programa de formação continuada em serviço?
-Em que ele pode ajudar na sua formação como educador?
-Elabore perguntas com dúvidas quevocê tem sobre o programa:
- O que é, para você, processo de ensino-aprendizagem?
_ A partir desta concepção de processo de ensino-aprendizagem, qual é o papel do professor em sala de aula?
2-Como você avalia sua participação no GESTAR?
3-Na sua opinião o queestá faltando para um melhor desempenho das atividades?
4-Dê sugestões para melhorar os encontros presenciais.
5-Faça uma avaliação dosencontros presenciais.
Mediante esta avaliação os cursistas deisxaram transparecer o que cada um deles pensam do programa, quais são os seus anseios e postura diante do estudo e prática das ações prospostas no material.

Relatório