sexta-feira, 24 de julho de 2009

Relatório

No dia 17 de abril às 8:00hs na Casa da Cultura de Mutum, aconteceu a aberturado PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR- GESTAR ll.Na oportunidade contamos com as presenças do sr. Prefeito Gentil Simões e a primeira dama Gisele, a secretária da educação Márcia, diretoras de escolas, supervisoras, professores cursistas eas formadoras de Português profª Selma e de Matemática profª Vera. Tivemos um momento solene de oração logo a seguir um café, a palavra do sr. prefeito e secretária, a apresentação doPrograma, a entrega do material e instruções para estudo da primeira oficina.
A primeira oficina aconteceu no dia 08 de maio, foi um momento em que as professoras revelaram as primeiras reações das escolas, dos alunos, os estudos realizados enfim o resultado do trabalho que os alunos fizeram. Alguns otimistas outros nem tanto, mas confiantes que venceriam.
Os trabalhos corresponderam à proposta de um trablho diferenciado, sabendo que o "novo" traz resistências, mas com sabedoria, tranquilidade e segurança os ojetivos serão alcançados.
A segunda oficina aconteceu no dia 22 de maio, as professoras acharam pouco tempo para trabalhar tanto assunto, porque é difícil escolher, pois são todos importantes, mas trouxeram trabalhos maravilhosos realizados pelos alunos. Estudamos o contéudo com slides, textos, músicas, etc, foi rico o momento, a discussão, todas gostaram e ficaram mais otimistas.
A terceira oficina aconteceu no dia 05 de junho, agora com mais segurança já entenderam a proposta e o método de trabalho, os objetivos a serem alcançados. Os trabalhos realizados estão cada dia surpreendendo mais, nos plantões pedagógicos as dúvidas são sanadas e a preocupação em acertaré visível. O conteúdo dos AAAs estão sendo trabalhados, as dinâmicas de grupo, a capacidade dos alunos está sendo explorada de forma coerente e criativa.
— Ninguém poderá jamais aperfeiçoar-se, se não tiver o mundo como mestre. A experiência se adquire na prática.
Sheakspeare

TP5- Estilo, Coerência e coesão



25/06/2009
Fiz a visita pedgógica na E.M José Cândido Ferreira na turma do 9º ano. A Profª Patrícia explorou muito bem o tema. Foi dinâmica e criativa, a turma interagiu bem nas análises dos textos apresentados como a poesia de Bandeira e de Almir Correia, produziram poemas intertextualizando com os mesmos. Assim como no texto de Terero, fizeram as versões do conto de Drummond "Essas meninas" com os narradores: objetivo, econômico, matemático, rabugento e caipira, cada um com seu estilo próprio.

Nas unidades 15 e 16 as atividades desnvolvidas na três escolas foram interssanres de interpretaçãodo texto Camping, que na verdade é uma página de um diário, e foi dado uma squência de modo que cada diário teve o mesmo início, mas com final diferente. Outra turma explorou o texto apresentado e usando a criatividade, abusando do cartão postal de nossa cidade fizeram seus poemas nos contornos da Pedra Invejada. Veja.
Marluce, Cássio, Vinícuis e Camila- 9º ano- 19/06/2009



O TP4 foi trabalhado sob forma dinâmica e criativa pelos professores cursistas. Seus tópicos trouxeram formas inivadoras e atraentes de aprender, apesar dos desafios tudo foi superadode forma tranquila, e os objetivo alcançados com êxito.
A E. M. José Cândido Ferreira aproveitou o projeto Minas em destaque e explorou o assunto e o resultado foi surpreendente e também fizeram uso do Jornal da escola exploraram os diversos gêneros textuais.O texto "Cidadezinha qualquer" serviu de inspiração e fizeram analogia.
Aluna: Creide- 9º ano
Cidadezinha qualquer

Cidadezinha qualquer
Com varias belezas.
Com pouca gente
E de muuita pureza.

Cidadezinha qualquer
É aquela que
Há casas entre muros
Como Mutum.

Cidadezinha qualquer
A nossa bela Mutum
Que tem tem um patrimônio tombado
A bela pedra invejada.