domingo, 8 de novembro de 2009

tp2- Análise linguística e literária

TP2- unidades 5 e 6- Gramática: seus vários sentidos, a frase e sua organização

No dia 30 de outubro nos reunimos para mais uma oficina da tp2 cujo tema foi análise linguística e literária. No primeiro momento como de costume foi reservado para os comentários sobre as duas unidades estudadas e trabalhadas, todos tiveram a oportunidade de expor as dúvidas, críticas, sucessos e dificuldades.Como sugestão da atividade 14 os cursistas elaboraram um texto expressando seus sentimentos.

Lamentações

Quando era aluna

Olhava a professora com

carinho e respeito.

A admirava,

tudo que ela fazia

Era perfeito e lindo.

Hoje com saudade

Não sinto a mesma

admiração de meus alunos

por mim,

oh! que “inveja” sinto de minha professora,

não tinha os recursos

que tenho hoje, e no entanto

atraía muito mais.

Amo o que faço

Talvez sou egoísta

Pois quero doar o máximo de mim

E nem sempre o retorno é rápido

Frustrações sim

Sucessos também e

As vezes em

maiores proporções.

Mas como seres humanos

Estamos sempre insatisfeitos


*Ser professor é...

Ser formador de opiniões,

De cidadãos autênticos,

De pessoas de bem,

Mas acima de tudo é...

Amar , amar e amar

E ensinar por amar.

(*Cursistas gestar ll em Mutum)

As unidades desta tp abordaram temas que provocaram reflexões sobre a gramática.

As cursistas optaram em explorar os textos do AAA.. Por exemplo; Aula 3: Uma placa de horta, foi trabalhado na maioria das escolas. Puderam explorar as dimensões sintáticas, semântica e pragmática.

Considerando que, a gramática internalizada é o conjunto de regras que , mesmo que não perceba qualquer falante da língua domina mesmo que jamais tenha estudado. Quanto mais se o aluno for exposto a textos diferentes e impulsionado a produzir textos diferentes mais a sua gramática implícita estará sendo ampliada.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário